Páginas

terça-feira, 29 de abril de 2014

Obras X Galardão

- Obras X Galardão





Não tratarei sobre salvação. Pois sabemos que as OBRAS não trazem salvação:

 Efésios 2 -  8. Porque PELA GRAÇA SOIS SALVOS, por meio da FÉ; e isto não vem de vós, é dom de Deus; 9. não vem das OBRAS, para que ninguém se glorie.

Acontece que isso não quer dizer que não devemos fazer a obra:

1 - Afinal: Tiago 2 -  26. Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a FÉ sem OBRAS é morta.

2 - E também porque Deus nos recompensará por nossas obras: Apocalipse 22 - 12. Eis que cedo venho e está comigo a minha RECOMPENSA, para retribuir a cada um segundo a sua OBRA.

Porém, precisamos entender uma coisa. É bom que esse reconhecimento (ou essa recompensa) venha de Deus e não dos homens, porque quanto mais temos o reconhecimento (ou uma recompensa) dos homens, menos temos de Deus!

 Mateus 6 -  1. Guardai-vos de fazer as vossas boas OBRAS DIANTE DOS HOMENS, para serdes vistos por eles; de outra sorte NÃO TEREIS RECOMPENSA junto de vosso Pai, que está nos céus.

3 exemplos:

 Mateus 6 -  2. Quando, pois, deres ESMOLA, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que JÁ RECEBER A SUA RECOMPENSA.
3. Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita;
4. para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê EM SECRETO, TE RECOMPENSARÁ.

Mateus 6 -  6. Mas tu, quando ORARES, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê EM SECRETO, TE RECOMPENSARÁ diante dos homens.

 Mateus 6 -  16. Quando  JEJUARDES, não vos mostreis contristrados como os hipócritas; porque eles desfiguram os seus rostos, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.
17. Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto,
18. para não mostrar aos homens que estás jejuando, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê EM SECRETO, TE RECOMPENSARÁ.

Por isso afirmo, com base na palavra que, se nosso trabalho na obra de Deus for para exaltar o nome Dele, seremos recompensados com grande tesouro no céu (GALARDÃO).
Porém, se nosso trabalho exaltar a nós mesmos. DEIXAMOS DE RECEBER O GALARDÃO por essas obras.
Vale dizer ainda que: Não há nada de errado em buscarmos recompensa (ou reconhecimento) terrenos. Mas se tivermos FÉ buscaremos em PRIMEIRO lugar ser recompensados (ou reconhecidos) por Deus.

 Mateus 6 -  33a. Mas buscai PRIMEIRO O REINO e a sua justiça,
Para que nosso tesouro estava no céu e não aqui.

 Mateus 6 -  19a. Não ajunteis para vós tesouros na terra; 20a. mas ajuntai para vós tesouros no céu,

Por que, assim como Matheuzinho ministrou em sua pregação de formação de liderança, toda vez que buscamos recompensa ou reconhecimento dos homens, e não a de Deus, estamos fazendo apenas obras (Gálatas 5 -  19. Ora, as obras da carne...) trazendo assim, Glória a nós mesmos e não ao Senhor. E por consequência não geramos frutos (Gálatas 5 -  22. Mas o fruto do Espírito...).
E eu não me canso de dizer:
 Mateus 7 -  20. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.
Aí sim é uma questão de salvação.
 Mateus 7 -  19. Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo.


Gabriel Vitorino

Nenhum comentário:

Postar um comentário