Páginas

terça-feira, 4 de março de 2014

Se apresentando de maneira formosa ao Senhor. ( Parte 2 )




- Se apresentando de maneira formosa ao Senhor; (parte 2)


 Efésios 5 -  31. Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e se unirá à sua mulher, e serão os dois uma só carne.
 32. Grande é este mistério, mas eu falo em referência a Cristo e à igreja.

É algo maravilhoso entendermos a relação entre Cristo e a igreja, através da representação entre o noivo e a noiva, quando entendemos disso, passamos a desfrutar do relacionamento com Ele, não mais de uma forma legalista, mas, de uma forma mais intima e amorosa.

- A noiva precisa se adornar para O Noivo;

Precisamos nos apresentar diante do Senhor da forma que O agrade;
A nossa preparação para Ele, não pode ser da forma que nós achamos formosa, mas da forma que Ele deseja e se alegra.


- Se apresentando pela graça, sem se incrementar e se adornar segundo a sua vontade;


No capítulo 2 do livros e Ester, nós vemos a seleção do rei para uma nova esposa, e vemos como Ester, achou graça diante de todos e diante do Rei.

Um eunuco chamado Hegai, era o encarregado de preparar e adornar a moça para o rei;

Entendamos aqui, Hegai representando o Espírito Santo, que nos traz direção, nos ensina e nos introduz na presença do Rei.

Primeiro, ela achou graça diante do Eunuco;

- Se submetendo ao favor e a obra do Espírito Santo!


Sucedeu, pois, que, divulgando-se o mandado do rei e a sua lei e ajuntando-se muitas moças na fortaleza de Susã, debaixo da mão de Hegai, também levaram Ester à casa do rei, debaixo da mão de Hegai, guarda das mulheres. E a moça pareceu formosa aos seus olhos e alcançou graça perante ele; pelo que se apressou a dar-lhe os seus enfeites e os seus alimentos, como também em lhe dar sete moças de respeito da casa do rei; e a fez passar com as suas moças ao melhor lugar da casa das mulheres. (Ester 2:8, 9 ARC)


Ester é apresentada a Hegai, e se coloca debaixo da sua mão;
É quando nós nos lançamos debaixo dos cuidados do Espírito Santo, e deixamos que Ele nos adorne, nos ensine e nos prepara segundo a vontade do Rei, e não a nossa.

No texto diz que muitas moças se colocaram debaixo dos cuidados de Hegai, porém, Ester foi quem achou graça diante dele e foi formosa a sua vista.
Deus sonda os corações, o que vale para Ele, não são as atitudes exteriores, mas a real submissão e intenção do coração.
Hoje vemos muitas pessoas dentro das igrejas, que levantam suas mãos, declaram canções que dizem, me entrego a ti, me submeto ao Teu agir Espírito Santo, mas que, não se encontram de maneira formosa a Ele, por não se submeterem totalmente por querer continuarem adornando e incrementando a sua vida segundo os seus "padrões próprios de beleza."



E, chegando já a vez de cada moça, para vir ao rei Assuero, depois que fora feito a cada uma segundo a lei das mulheres, por doze meses (porque assim se cumpriam os dias das suas purificações, seis meses com óleo de mirra e seis meses com especiarias e com as coisas para a purificação das mulheres), desta maneira, pois, entrava a moça ao rei; tudo quanto ela desejava se lhe dava, para ir da casa das mulheres à casa do rei; à tarde, entrava e, pela manhã, tornava à segunda casa das mulheres, debaixo da mão de Saasgaz, eunuco do rei, guarda das concubinas; não tornava mais ao rei, salvo se o rei a desejasse e fosse chamada por nome. Chegando, pois, a vez de Ester, filha de Abiail, tio de Mardoqueu (que a tomara por sua filha), para ir ao rei, coisa nenhuma pediu, senão o que disse Hegai, eunuco do rei, guarda das mulheres; e alcançava Ester graça aos olhos de todos quantos a viam. (Ester 2:12-15 ARC)

Aqui nós vemos o diferencial entre Ester e as demais moças;
No versículo 13, diz que elas tinham direito a tudo que elas desejassem, para se apresentar diante do rei, mas no versículo 15 diz que Ester, coisa nenhuma pediu senão o que Hegai havia lhe dito, e ela alcançava graça diante de todos.

Ester, não quis usar dos artefatos que ela desejava, ainda que a sua disposição(v13), mas ela se manteve totalmente submissa ao que Hegai lhe dizia.

Nós não precisamos querer coisas, artefatos e adornos que são atraentes aos nossos olhos para sermos aceitos em formosura perante O Rei, o que nós precisamos é tão somente nos submetermos e seguirmos de maneira total a voz e a direção do Espírito Santo!

Quando nós nos incrementamos da nossa maneira, cuidamos apenas do exterior;

É quando nos preocupamos mais com o que nós aparentamos do que com o que nós somos;

considerando a vossa vida casta, em temor. O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de joias de ouro, na compostura de vestes, mas o homem encoberto no coração, no incorruptível trajo de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus. Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus e estavam sujeitas ao seu próprio marido, como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor, da qual vós sois filhas, fazendo o bem e não temendo nenhum espanto. (1Pedro 3:2-6 ARC)


- A obediência ao Espírito Santo  nos faz caminhar na graça e no favor do Rei;

E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. (Romanos 8:26 ARC)

Ester não sabia como agradar ao rei, por isso optou por não escolher o que quisesse(Ester2:15), e se submeteu ao que Hegai havia dito.

O que vai nos diferenciar é a humildade e submissão a voz e ao ensino do Espírito Santo;
É Ele quem nos guia para caminharmos da forma que agrada ao Rei!


Assim, foi levada Ester ao rei Assuero, à casa real, no décimo mês, que é o mês de tebete, no sétimo ano do seu reinado. E o rei amou a Ester mais do que a todas as mulheres, e ela alcançou perante ele graça e benevolência mais do que todas as virgens; e pôs a coroa real na sua cabeça e a fez rainha em lugar de Vasti. Então, o rei fez um grande convite a todos os seus príncipes e aos seus servos para a festa de Ester; e deu repouso às províncias e fez presentes segundo o estado do rei. (Ester 2:16-18 ARC)


Decida por ser obediente e submisso a voz do Espírito Santo e deixe que Ele lhe conduza a andar da maneira que agrada ao Rei!




Se apresentando em maneira formosa ao Senhor. Parte 1 :
http://vivendoaservicodoreino.blogspot.com.br/2014/01/se-apresentando-de-maneira-formosa-ao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário