Páginas

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Soberba, o princípio da lepra!




"A soberba do homem o abaterá, mas a honra sustentará o humilde de espírito."
Provérbios 29:23

Soberba é o sentimento negativo caracterizado pela pretensão de superioridade sobre as demais pessoas, levando a manifestações ostensivas de arrogância.

- Devemos ter cuidado, porque a soberba é uma lepra que pode estar se escondendo atrás de uma aparente sucesso;

A bíblia, nos relata a história de um rei, chamado Uzias.
Em 2 Crônicas 26 essa história é descrita, e o que me chamou muito a atenção, foram as 2 partes da história dele, porque ele foi alguém que começou bem:

"E fez o que era reto aos olhos do SENHOR; conforme a tudo o que fizera Amazias seu pai.
Porque deu-se a buscar a Deus nos dias de Zacarias, que era entendido nas visões de Deus; e nos dias em que buscou ao SENHOR, Deus o fez prosperar."
2 Crônicas 26:4-5

Uzias, começou de forma correta, buscando ao Senhor e andando nos Seus estatutos;
Porém, no decorrer da sua vida, ele não se manteve constante, chegou um momento em que ele começou a se desviar, e não se manteve firme e constante diante no Senhor;

"e propagou a sua fama até muito longe; porque foi maravilhosamente ajudado, até que se fortificou."
2 Crônicas 26:15b

"Mas, quando ele se havia tornado poderoso, o seu coração se exaltou de modo que se corrompeu, "
2 Crônicas 26:16a


Ele começou a se deixar levar pela vaidade, pela soberba, quando ele viu que estava "famoso" e "forte", ele começou a ter um sentimento arrogante, no qual ele passou a achar que já podia fazer qualquer coisa, que ele era "o cara".

A cada dia, ao acordarmos devemos nos auto-analisar, para vermos como anda nosso coração, arrancando a cada dia, qualquer indício de soberba e vaidade.

- O risco maior que corremos de nos corrompermos é exatamente quando começamos a nos achar fortes, sábios e capacitados;

"Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas,
Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o SENHOR, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR."
Jeremias 9:23-24

Necessitamos de intimidade com Deus, pois quando investimos tempo para buscar a intimidade com Ele, somos moldados e transformados, e temos nosso caráter forjado por Ele, para a cada dia estarmos mais semelhantes ao Senhos Jesus Cristo.

E o rei Uzias, que começou bem, não teve um bom final:

"Uzias proveu o exército inteiro de escudos, lanças, capacetes, couraças e arcos, e até fundas para atirar pedras.
E em Jerusalém fabricou máquinas, inventadas por peritos, para que fossem colocadas nas torres e nos cantos das muralhas, a fim de se atirarem com elas flechas e grandes pedras. E voou a sua fama até muito longe; porque foi maravilhosamente ajudado, até que se tornou poderoso.
Mas, quando ele se havia tornado poderoso, o seu coração se exaltou de modo que se corrompeu, e cometeu transgressões contra o Senhor, seu Deus; pois entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar do incenso.
Mas o sacerdote Azarias entrou após ele, com oitenta sacerdotes do Senhor, homens valorosos,
e se opuseram ao rei Uzias, dizendo-lhe: A ti, Uzias, não compete queimar incenso perante o Senhor, mas aos sacerdotes, filhos de Arão, que foram consagrados para queimarem incenso. Sai do santuário, pois cometeste uma transgressão; e não será isto para honra tua da parte do Senhor Deus.
Então Uzias se indignou; e tinha na mão um incensário para queimar incenso. Indignando-se ele, pois, contra os sacerdotes, nasceu-lhe a lepra na testa, perante os sacerdotes, na casa de Senhor, junto ao altar do incenso.
Então o sumo sacerdote Azarias olhou para ele, como também todos os sacerdotes, e eis que já estava leproso na sua testa. E apressuradamente o lançaram fora, e ele mesmo se apressou a sair, porque o Senhor o ferira."
2 Crônicas 26:14-20

- A lepra começa pela soberba e pela vaidade;

A soberba fez com que Uzias não desse ouvidos a palavra do sacerdote;

- A soberba traz consigo surdez e cegueira ao seu entendimento;

Uzias por causa da soberba se tornou surdo, por isso não deu ouvidos a palavra dos sacerdotes e se tornou cego a ponto de não enxergar que a doença estava bem na sua cara;

Não se deixe contaminar pela lepra, não deixe seu coração se corromper através da soberba;

Se uma raiz de soberba e vaidade já tem começado a ser germinada em seu coração, não deixe para amanhã, hoje mesmo a arranque e volte as tuas primeiras obras.

"Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; e se não, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não te arrependeres."

Apocalipse 2:5

2 comentários:

  1. O Poder que estas coisas tem contra nos é algo grande demais. Pois um pequeno orgulho nos leva a ensoberbecer de tal maneira que gera esta lepra e que nos faz nos afastar do fogo de Deus. Quem está leproso não tem sensibilidade na pele e não consegue sentir a chama, e fica afastado do Povo de Deus e dos propósitos do Pai.

    Glória a Deus irmão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade irmão, a lepra gera insensibilidade em nós, com o intuito de nos deixar insensíveis ao Espírito Santo, e a partir dai a cada dia mais irmos em declínio a morte (Espiritual e física).
      Que Deus nos livre de todo e quaisquer princípio dessa lepra, e que sempre nós venhamos a estar sensíveis ao Espírito Santo, diariamente sendo aquecido por Ele!

      Glórias a Deus irmão, isso que você falou, me direcionou a um tema importantíssimo, "Sensibilidade ao Espírito Santo!"

      ps : Com isso relembro, que temos que tirar o projeto do vídeo do papel haha!

      Excluir