Páginas

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Onde está os Onesíforo dessa geração?







  2 Timóteo 1 -  13. Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido na fé e no amor que há em Cristo Jesus;
 14. guarda o bom depósito com o auxílio do Espírito Santo, que habita em nós.
 15. Bem sabes isto, que me abandonaram todos os que estão na Ásia, entre eles Fígelo e Hermógenes.
 16. O Senhor conceda misericórdia à casa de Onesíforo, porque muitas vezes ele me recreou, e não se envergonhou das minhas cadeias;
 17. antes quando veio a Roma, diligentemente me procurou e me achou.
 18. O Senhor lhe conceda que naquele dia ache misericórdia diante do Senhor. E quantos serviços prestou em Éfeso melhor o sabes tu.
 


Escrevendo a Timóteo na sua segunda carta, Paulo instrui Timóteo a conservar o modelo das sãs palavras que dele ouvia.
Falando isso, Paulo não está se referindo só a um evangelho teórico, ensinado em uma sala de aula, mais de um modelo prático, Exercido mediante a fé e o amor, não pela minha maneira mas com o auxílio do Espírito Santo.
E falando a respeito de ensino e de exemplo Paulo cita que os que estavam na Ásia o abandonaram, ou seja, não quiseram entender, viver e exercer o modelo de Paulo, tendo uma vida prática de fé e amor auxiliada pelo Espírito Santo. 
Mas o que me chama a atenção é a partir do verso 16, onde ele começa a falar a respeito de Onesíforo, e a sua vida nos deixa um grande ensinamento.

A igreja hoje precisa de homens como Onesíforo, homens de uma só coisa, que servem ao Senhor e ao Corpo independente de circunstâncias ou do momento.

Paulo ora pedindo a Deus por ele e por sua casa por saber que ele era um exemplo de uma pessoa do Reino, alguém que não vivia para si ou para seu império pessoal, mas que vivia O Reino, e a sua vida era para servir a Deus e ao corpo.

O significado do seu nome que é, " aquele que é útil, ou que dá lucro." 
É vemos que ele era alguém que realmente era de utilidade do Reino. Não de uma estrutura.

No texto nos vemos que;

- Por muitas vezes ele recreou a Paulo, em uma outra tradução é usada a palavra animo, que por muitas vezes ele levou animo a Paulo, não se envergonhando das cadeias dele;

Ele era um homem que compreendia O Reino, entendia a profundidade da mensagem do Evangelho, e que as prisões não eram uma questão de vergonha, falta de honra ou insucesso ministerial, como é muito "pregado" em nossos dias, que se você não tem uma vida de "sucesso", você é uma pessoa fracassada ministerialmente, o problema é que tem sido comparado sucesso ministerial como sucesso do mundo, porém Onesíforo compreendia a real mensagem de Cristo, e o quão valioso é darmos a nossa vida em favor do Reino.

- Ele foi em busca de Paulo em Roma até encontrá-lo;
Era alguém que perseverava, que não média esforços para ter encontros que favorecerem O Reino de Deus e a sua expansão.


- Quantos serviços prestou em Éfeso;
Alguém que servia independente do lugar ou de quem estivesse sob liderança;

Alguém de utilidade ao Reino é alguém que não se importa, nem se amolda com o sistema comparativo que a religião tem trabalhado com afinco para implantar em nossa mente, querendo assemelhar o evangelho e a vida ministerial a vida secular, aos padrões do sistema deste século.

Aquilo que nós fazemos em prol do Reino não diz a respeito somente a nós ou aos que estão sendo servidos através do nosso ministério, mas diz a respeito diretamente a nossa casa, a nossa descendência.

Reconhecendo a vida é o serviço de Onesíforo, Paulo não clama só por ele, mas por toda a sua casa.(2 Timóteo 2:16 / 2 Timóteo 4:19)
Meu serviço em fidelidade ao Senhor é revertido em misericórdia e graça para a minha descendência.

Decida viver O Reino de Deus inteiramente e servir como um Onesíforo nessa geração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário