Páginas

domingo, 28 de julho de 2013

- Não perca o tempo da visitação!





"E quando chegou perto e viu a cidade, chorou sobre ela,
dizendo: Ah! se tu conhecesses, ao menos neste dia, o que te poderia trazer a paz! mas agora isso está encoberto aos teus olhos.
Porque dias virão sobre ti em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, e te sitiarão, e te apertarão de todos os lados,
e te derribarão, a ti e aos teus filhos que dentro de ti estiverem; e não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não conheceste o tempo da tua visitação."
Lucas 19:41-44



No contexto, Jesus se dirige aos religiosos Judeus e os adverte e repreende por não terem reconhecido o tempo da visitação de quem eles tanto esperavam, O Messias, O Rei dos reis e Senhor dos senhores, que estava ali e andou próximo a eles por todo o seu ministério aqui na terra, mais não O reconheceram.


- As distrações nos cegam, para não reconhecermos o tempo da visitação;


A algum tempo atrás, eu fui fazer um macarrão, coloquei para cozinhar, mas, em meio a tantas coisas secundarias a se fazer, acabei deixando com que ele passasse do ponto, na hora fiquei bastante frustrado, e comecei a reclamar comigo mesmo por ter deixado que ele passasse do ponto, ai, nesse mesmo instante, Deus falou de forma clara comigo : "Da mesma forma é com a minha igreja, se distraem com coisas de menor importância e acabam perdendo o tempo do que realmente importa!".
Na hora, me impressionei bastante, pois tinha acabado ouvir o Espírito Santo falar de uma forma tão clara e perceptível aos ouvidos, e depois comecei a pensar sobre isso e ver que um dos maiores problemas que nós temos, são as distrações.


Nem sempre as distrações explicitamente ligadas a atitudes imorais, ou ao afastamento da congregação e do convívio dos irmãos.

Vamos entender, o que é distração:


s.f. Falta de atenção.
Irreflexão, esquecimento, inadvertência.
Entretenimento, passatempo, divertimento, recreação.



No texto de Lucas 19, Jesus se dirigia aos Judeus religiosos, os fariseus.
Os fariseus, se distraíram com a religiosidade de tal forma, que não reconheceram a visitação dAquele no qual todos os escritos nos quais eles criam e idolatravam, revelavam, o Cordeiro Santo de Deus.
Tão entulhados pela religião, pelos conceitos humanos, eles simplesmente não reconheceram Aquele que é o Centro de tudo, o Rei dos reis, o Senhor dos senhores, mesmo Ele andando bem próximo a eles, e até falando com eles.
Hoje, infelizmente, muitas das vezes nós não nos diferenciamos muito deles.
Porque, nos deixamos ser entulhados pelas distrações, pelo entretenimento de tal forma, que ficamos distraídos e tiramos a atenção dAquele que é o Centro de Tudo, do nosso Alvo, Jesus Cristo.
Mesmo estando congregando, e até mesmo servindo ao ministério, nós nos distraímos com coisas secundárias. A igreja brasileira precisa despertar do entretenimento, despertar de tudo o que tem a feito tirar a atenção do Alvo, do Senhor Jesus!


A igreja tem se distraído com o ativismo, com a busca de reconhecimento humano, com a busca da realização pessoal, e pelo vírus da "Teologia da prosperidade" que vem sendo vomitada por ai.

É hora de despertarmos, e paramos de perder tempo com as coisas secundárias, e nos focarmos naquilo que realmente precisamos nos focar, que é : Crescer na graça e no conhecimento do Senhor Jesus Cristo, e fazer somente aquilo que Ele nos chamou para fazer!

"Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Sim, deveras considerei perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo"

Filipenses 3:7-8

É hora de abandonarmos todas as distrações e entretenimentos e passarmos a buscar somente ao que verdadeiramente interessa, o conhecimento do Senhor Jesus!

- Vamos analisar e exterminar todas as distrações que tem nos afastado de olharmos somente para o nosso Alvo;

"Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,
Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus."
Filipenses 3:13-14




- Wagner Peixoto

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Os passos para o pecado.


- Ninguém "cai do nada", um abismo pucha outro abismo;
(Salmos 42:7a)

Tudo para acontecer, precisa ser gerado.
Da mesma forma é com o pecado.

Gostaria de usar como exemplo, o rei Davi.

-Ao olharmos a história de Davi, podemos ver que em determinado momento da vida, ele pecou, mais houve uma série de fatores que o levaram a concretizar o pecado, e é sobre isso que eu quero refletir;

"E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, enviou Davi a Joabe, e com ele os seus servos, e a todo o Israel; e eles destruíram os filhos de Amom, e cercaram a Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém.
E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista.
E mandou Davi indagar quem era aquela mulher; e disseram: Porventura não é esta Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu?
Então enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela (pois já estava purificada da sua imundícia); então voltou ela para sua casa."
2 Samuel 11:1-4

1- Antes de pecar, Davi estava atoa;

A ociosidade impulsiona a nossa mente para o pecado;
Deixar de fazer o que fomos chamados para fazer, é o primeiro passo para a queda.
O texto diz, que era a época do ano em que os reis saiam a guerra, mais diz a bíblia, que Davi não saiu; (porém Davi ficou em Jerusalém. 2 Samuel 11:1b)

2- O pecado só é concebido, se primeiro for gerado em nossa mente;
Davi olhou e desejou com a sua mente;

"E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista."
2 Samuel 11:2

Temos que ter cuidado, para não sermos enganados e arrastados pela concupiscência da carne e dos olhos (1 João 2:16), e com isso, gerarmos e consumarmos o pecado(Tiago 1 :14-15).

- Não podemos cultivar pensamentos impuros, nós devemos, assim que eles passarem pela nossa mente, renunciá-los, para que não se tornem em ações no futuro.

4- Buscar informações que sabemos que não ira nos edificar, só nos leva ao pecado;
Davi buscou se "informar demais" sobre o que não deveria;

"E mandou Davi indagar quem era aquela mulher; e disseram: Porventura não é esta Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu?"
2 Samuel 11:3

- Não podemos querer buscar informações, sobre coisas que já temos a total consciência de que não vão nos edificar, mais que sim vão nos impulsionar a pecar.
Se alguém no seu trabalho, começa uma conversa, com assuntos impuros por exemplo, não queira ir a fundo nessa conversa, não busque profundas informações sobre aquilo que você sabe que vai te fazer cair.

5- Quando deixamos o pecado dominar a nossa mente, sem repreende-lo, ou buscarmos esvaziar nossa mente dele, nós concebemos o pecado;

"Então enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela (pois já estava purificada da sua imundícia); então voltou ela para sua casa."
2 Samuel 11:4

- Devemos fugir totalmente da aparência do mal, não virá tentação na qual Deus não o ajude a suportar, basta se esforçar;

"Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar."
1 Coríntios 10:13

Sempre haverá uma saída, um escape para não pecarmos, cabe a nós nos esforçarmos para escolhermos o escape ao invés de se entregar a tentação.

- Devemos ter cuidado com as companhias;

"Não vos enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes. "
1 Coríntios 15:33

- Fuja do pecado, mais se pecar se arrependa depressa,
- Davi se arrependeu verdadeiramente do seu pecado.
(Salmos 51)

"Uma mente vazia é oficina do diabo!"

- Devemos ocupar nossas mentes, para que não haja espaço para que o pecado seja gerado ;

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
Filipenses 4:8

"Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; "
Colossenses 3:2

- Devemos andar em retidão, buscando somente nos ocuparmos com as coisas que venham do Alto, que vem para nos trazer edificação;

"Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o de acordo com a tua palavra."
Salmos 119:9

- Devemos estar fortalecidos, fervorosos de espírito, totalmente mergulhados em oração, Jejum e leitura da palavra;

"Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;"
Romanos 12:11

"Orai sem cessar."
1 Tessalonicenses 5:17

"Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito;"
Josué 1:8a

Que o Espírito Santo nos conduza a uma vida de profunda intimidade com Deus, para que sejamos sempre íntegros, quer seja no pensar, no falar ou no agir.

"Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus."
1 Coríntios 10:31